11 agosto 2016

Resenha: Noah foge de casa


Autor : John Boyne
Editora: Companhia das letras
194 Páginas

Qualificação: 



SINOPSE
Noah tem oito anos e acha que a maneira mais fácil de lidar com seus problemas é não pensar neles. Quando se vê cara a cara com uma situação muito maior do que ele próprio, o menino simplesmente foge de casa, aventurando-se sozinho pela floresta desconhecida.
Logo, Noah chega a uma loja mágica de brinquedos, com um dono bastante peculiar. Ele tem uma história para contar, uma história cheia de aventuras que termina com uma promessa quebrada, uma história que vai levar o fabricante de brinquedos a pensar sobre o seu passado e Noah a pensar sobre aquilo que deixou para trás.

Em seu primeiro livro juvenil desde o best-seller O menino do pijama listrado, o escritor irlandês John Boyne cria um mundo que mistura contos de fadas com os problemas mais cotidianos de um garoto comum. Esta fábula leve e inteligente prende os leitores presos até o final com dois grandes mistérios: por que Noah fugiu de casa e quem é o fabricante de brinquedos?



RESENHA

Eu não acredito que esse autor possa escrever um livro sequer que não seja magnífico, então é claro que eu AMEI esse também. O livro é narrado tanto em primeira quanto em terceira pessoa e conta a história de um menino de 8 anos que, por um triste motivo, resolve fugir de casa. No início tive dificuldade para apreciar a leitura, pois começa meio fantasioso quando animais e portas começam a falar.

Noah Barleywater foge sem levar nada por não querer ser intitulado como ladrão e rouba 3 maçãs as quais deixa cair e acaba se tornando procurado. Ao chegar à terceira cidade, ele se depara com uma curiosa árvore que prende sua atenção. Atrás dela ele avista uma loja de brinquedos e resolve entrar. A loja é cheia de títeres, mas nenhum está à venda, assim informa o velho dono da loja, que o alimenta e conta estórias de sua infância que nos levam a refletir sobre coisas importantes, como cumprir uma promessa, valorizar a família e a consequência de nossas ações.
O velhinho fala a respeito de seu pai e de quando decidiram se mudar para a floresta, de quando iniciou os estudos em uma nova escola, os conflitos com os colegas, a descoberta de que era um excelente corredor e, até, a sua transformação em um atleta olímpico. Em vários momentos o velho o questiona a respeito de não sentir saudades de ninguém e Noah parece realmente não sentir, mas o motivo por detrás de sua fuga é algo que Noah resiste em comentar. Até que toda a história do velho é contada e ele se identifica com a mesma.
É um livro que abrange a todos os públicos, com um ar triste e enredo envolvente que leva o leitor a refletir valores acima citados. A identidade do velho foi algo que me surpreendeu por não ter cogitado em momento algum e o final foi bastante satisfatório.

"Os pais podem ter quantos amigos tiverem, podem até ter um burro e um salsicha para visitá-los, mas nada substitui os filhos por perto." Pág. 119

17 comentários:

  1. Olá que primor de livro.. curiosa pra ler.
    Vou deixar anotado aqui pra ler com certeza.
    Capa belíssima!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus!
    Esse livro deve ser o máximo. O autor é maravilhoso e já add com certeza à lista de leituras.
    Parabéns pelo blog, já seguindo :)
    Beijos,
    http://www.fabulonica.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Menina, tu acredita que eu nunca li nada do autor? Fui covarde demais para encarar "O menino do pijama listrado", mas estou bem interessada nesse livro aí. Eu amo livros nos quais o protagonista é uma crianças e que vai nos ensinar muitas coisas. Isso me trás bons sentimentos e bons ensinamentos.
    Fiquei curiosíssima para saber qual motivo levou o pequeno a fugir de casa e qual é a identidade do velhinho.

    Obrigada pela dica.
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro do Boyne, como assim? Será que vivi os últimos meses numa pedra?
    Adorei sua resenha e gostei dessa narrativa em primeira e terceira pessoa e acho que o autor fez um trabalho incrível.
    Me agradou bastante saber da fuga de Noah.
    Obviamente, anotei a dica de leitura, não poderia ser diferente depois dessa resenha incrível, né?
    Beijão,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por comentar. Eu amo esse autor também. Bjs

      Excluir
  5. Olá
    Eu tenhouota curiosidade de ler algo desse escritor, pois ele é bem famoso na forma de escrever e também oro abordar muito o assunto das duas grandes guerra, assunto que eu amo de mais. Não tinha visto resenhas sobre esse livro mas já gostei pelo que li agora! Também adorei essa capa, espero poder comprar e ler o livro em breve! Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem?
    Não conhecia o livro, confesso que a premissa e instigante e a capa é linda, mas uma coisa que me deixou um pouco receosa foi quando você disse que o livro e narrado em primeira e terceira pessoa , talvez isso possa dificultar um pouco o entendimento da leitura. Parece que o livro tem uma carga emocional bem densa e amo livros assim ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Eu li apenas um livro do autor e tenho buscado outros para ler, já que gostei muito do que li. Não conhecia a história, mas achei bem curiosa e interessante. Nunca tinha ouvido falar e nem li algo com essa premissa. Adorei a sua resenha e com certeza quero saber mais sobre o livro.


    beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Oie, que bacana a premissa desse livro, eu só tinha visto o título por aí mas não sabia do que se tratava. Acho que eu poderia gostar, mas me perturbaria essa parte fantasiosa de objetos falarem e etc, mas já gostei das lições que o velhinho dá para noá e fiquei querendo saber quem ele é exatamente. Espero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  9. Oi querida,
    Antes de dar a minha opinião o velhinho está parecendo o Noah no futuro, só acho.

    Bom, eu ainda não tuve a oportunidade de ler nenhuma obra do autor, mas essa me parece uma leitura muito agradável. A capa é delicada sem deixar de ser linda, a premissa é cativante e envolvente. Adorei ❤

    P.S. Aquelas primeiras linhas foi apenas a minha opinião sobre o Velhinho, ele me intrigou bastante.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler nada do autor, mas eu gostei muito da premissa desse livro. E apesar dele ser um infanto-juvenil, parece que traz mensagens valiosas na historia. Com certeza está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não conhecia o livro, mas conheço o autor rs'
    achei a premissa interessante e curiosa, o que fez Noah fugir? Gosto de histórias assim apesar de serem um pouquinho tristes, mas mesmo assim quero conferir!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Vou adicionar esse livro à minha lista, parece interessante, gosto de livros com temática reflexiva. O menino do pijama listrado está na minha lista também, mas só vi o filme, e chorei horrores!!! rs Obrigada pela dica! Bjos

    ResponderExcluir
  13. Oi, eu simplesmente amo a escrita do John Boyne. Esse homem consegue escrever sobre temas densos de uma forma leve e fabulosa. A premissa desse infanto-juvenil é linda e eu com certeza quero ler. Acredito que Noah tenha se encontrado, mas primeiro quero saber como isso aconteceu.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, eu simplesmente amo a escrita do John Boyne. Esse homem consegue escrever sobre temas densos de uma forma leve e fabulosa. A premissa desse infanto-juvenil é linda e eu com certeza quero ler. Acredito que Noah tenha se encontrado, mas primeiro quero saber como isso aconteceu.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  15. Nunca dei miita atenção para esse livro e nem sei dizer exatamente por que... acho que não pensava que ele pudesse ter tanta reflexão e tanto sentimento na história. Ao ler sua resenha fiquei pensando que já deveria ter dado uma chance à essa leitura. E fiquei ainda mais curiosa em saber quem é esse velho e qual o motivo da fuga de Noah....
    Já quero para ontem! Parece que já passou da hora de eu ter esse livro na lista de lidos!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  16. Muito legal a capa dele e achei bem interessante o enredo também!
    Ainda não li O Menino do Pijama Listrado - só vi o filme - então não conheço a escrita de John Boyne, mas fiquei curiosa :)

    Com Amor, Isa
    Depois da Moderação

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante.
-O que achou da postagem?
-Gostou do blog?

Comente abaixo:}
Muito obrigada por estar aqui e volte sempre!

imagem-logo
Desenvolvimento por
imagem-logo