01 agosto 2016

Resenha: Tudo e todas as coisas

Autor : Nicola Yoon
Editora: Novo Conceito
304 Páginas

Qualificação: 

SINOPSE
"Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."

RESENHA

Madeline é uma menina um tanto fora do normal pois sofre de IDCG, ou seja, uma imunodeficiência grave. Ela acaba de completar 18 anos e só queria que sua vida fosse normal. Cresceu enclausurada sem poder ir à escola e respirar o ar ambiente. Uma menina apaixonada por livros que acha que já leu mais livros que eu. Haha.

Quando uma nova família se muda para a casa ao lado, Madeline se apaixona pelo praticante de parkour, Oliver. Eles se correspondem por e-mail e as conversas são bem divertidas. Ele tenta descobrir porque a misteriosa Madeline nunca sai de casa e ela reluta bastante por medo de se magoar, como sua mãe sempre dizia que iria acontecer.
Ela faz referência à vários livros, como: Flores para Algernon,  O Senhor das Moscas,  Alice no país das maravilhas, O Homem Invisível,  O estrangeiro, Esperando Godot, A náusea e O Pequeno príncipe.

O pai e o irmão de Mad morreram num acidente e desde então sua mãe (que é médica) e sua enfermeira Carla se dedicam a cuidar dela. O cuidado que a mãe tem com ela é tão extremo que eles têm um filtro de ar em casa, de onde ela não sai, pois qualquer coisa pode ser capaz de matá-la. Até mesmo o ar poluído. Ela tem aulas à distância, para não entrar em contato com pessoas "contaminadas".

O livro é bem rápido de ler por conter muitas imagens e poucas coisas escritas em algumas páginas. Mad passa a querer mais da vida após descobrir o amor. Percebe que não pode mais viver como antes.

"Desde que Olly entrou na minha vida há duas Maddys: aquela que vive através dos livros e não quer morrer e a que vive e suspeita que a morte é um pequeno preço a ser pago por isso."

O final me surpreendeu e desencadeou uma série de emoções. Não sei se conseguiria ser tão compreensiva quanto a personagem em certas ocasiões de tamanha importância em sua vida, mas é uma excelente leitura que só tem a acrescentar.

Eu não sabia do que o livro se tratava antes de ler e não gostei da capa até entender o porquê de ela ser assim, então fez todo sentido.

"Se a minha vida fosse um livro e eu o lesse de trás para frente, nada mudaria. Hoje é o mesmo que ontem. Amanhã será o mesmo que hoje. No livro de Maddy, todos os capítulos seriam o mesmo."
"Eu queria tudo, Olly. Queria você e o mundo inteiro. Eu queria todas as coisas."





18 comentários:

  1. Olá
    Eu tenho uma certa vontade de ler esse livro para conhecer melhor essa doença que a protagonista tem, mas eu também gostei de saber que o livro traz citaçoes de outros livros, gosto muito disso e sempre procuro eles para conhecer.
    Também não gosto da capa, mas se ela faz sentido depois de ler, então é para ser essa mesmo o/
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. imunodeficiência, que nome kkkk
    Esse livro está na minha lista de desejados, contém uma premissa que simplesmente me deixa extremamente curiosa, adoro livros do gênero. Não sabia que o livro tem muitas imagens e por isso tem páginas com pouca coisa escrita, na verdade nem sabia que o livro tinha imagens.
    Bom!!! Espero ter a oportunidade de ler o livro logo logo

    ResponderExcluir
  3. Olá, esse é um livro que tenho muita vontade de ler, não só pela capa linda, mas também pela premissa e por me parecer ser uma leitura bem gostosa de se fazer, ao trazer uma protagonista numa condição tão diferente de vida.

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Tudo bom?
    Nunca tinha dado muita atenção a esse livro, mas depois da sua resenha fiquei curiosa!
    Parece ser um livro bem emocional né?
    Ahhh céus... mais um livro pra lista!
    Bjos

    Every Little Book

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Em algumas partes fiquei com muita raiva tbm.

      Excluir
  5. Olá,

    Gostei tanto dessa obra que estou com vontade de ler tudo de novo. Adorei os personagens, o desfecho criado pela autora e claro a protagonista que me divertiu muito em toda narrativa.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  6. Oie

    Eu adorei esse livro. E as ilustrações são lindas!!
    O fim, eu também não sei se seria tão compreensiva. Não sei mesmo, é bastante complicado.
    Eu achei a capa fofa e tudo haver com a história.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu já li algumas resenha sobre esse livro e te confesso que sou louca para ler. Não dá para imaginar uma situação como a da protagonista, onde até o ar pode mata-la, deve ser um sofrimento e tanto. Parece ser uma leitura bem agradável. beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Esse é o meu livro favorito desse ano! ADOREI! Ele é tão delicado e ao mesmo tempo denso, existe sutileza na escrita da Nicola que o tema (e quele final pesado) te arrebenta mas ao mesmo tempo acalenta! Foi lindo! Eu já dei ele de presente para uma amiga, vou presentear mais, é um livro que deve ser lido e divulgado! ABraços

    ResponderExcluir
  9. Hello! Tudo bem?
    Eu to louca pra ler Tudo e todas as coisas, achei a capa linda e so vi resenha positiva ate agora.
    Que bom que o final te surpreendeu, acho que vou me emocionar ainda.
    Linda resenha.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. Eu só ouço maravilhas sobre esse livro, quero muito poder ler. Ainda não consegui comprar, mas já está na minha lista de próximas compras. Estou ansiosa pela leitura.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Tenho muita vontade de ler esse livro, mas vai demorar um pouco, já que tenho muitos livros para ler! Mas que a premissa é linda, isso é! E a capa da NC, de encher os olhos...

    ResponderExcluir
  12. oie!
    Eu li esse livro e confesso que não sabia o que esperar da trama. Mas gostei bastante da história, achei super delicada, emocionante, e não consegui parar de ler. Eu gostei bastante desse livro, e estou indicando para todos que conheço.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. É interessante, porque eu também não acho essa capa grande coisa, mas agora já sei que lendo faz sentido. Eu gosto muito da premissa do livro, só tenho um pouco de receio de realizar a leitura por medo de que seja um pouco pesada demais, já que trata de uma doença que parece ser bem séria. Mas, para ser bem sincera, penso em a obra mesmo assim.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  14. Eu amei muito esse enredo, sério. Os personagens são muito bem construidos e eu realmente gostei de como a história se desenvolveu.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi!!
    Já tinha lido vários comentários positivos sobre esse livro e adorei a tua resenha, parece mesmo ser uma história instigante e envolvente.
    Geralmente eu não me interesso por livros que tratam de doenças e tal, mas esse chamou a minha atenção.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Eu me encantei com a capa desse livro e estava super empolgada para ler exatamente por ter amado ela. Então, eu não sabia nada da história, o que me fez torcer o nariz no início quando descobri que a Maddie era doente e tal. Sick-lit realmente não é a minha área, mas já que estava lendo, pensei em ir um pouco mais adiante e ver o que aconteceria. Resultado? Fiquei completamente encantada e apaixonada pelo livro. Não consegui largar sem chegar a última página. Amei tanto que me deu a maior vontade de ler de novo assim que terminei - algo que tem acontecido muito pouco por aqui...
    A Novo Conceito arrasou na diagramação e meu livro ficou cheio de post-its...
    Quero mais livros da autora - e que eles sejam tão bons quanto esse :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  17. Parece MUITO legal. Adorei. Acho que já tinha visto a capa por ai, mas nem tinha lido a sinopse nem nada.
    Obrigada por participar do #desafioalfabetoliterario

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante.
-O que achou da postagem?
-Gostou do blog?

Comente abaixo:}
Muito obrigada por estar aqui e volte sempre!

imagem-logo
Desenvolvimento por
imagem-logo